Conteúdos Produzidos no Projeto
Computação Desplugada
Durante algumas semanas o Meninas Pai D'Éguas trouxe no Instagram uma série de publicações a respeito da História das Mulheres na Computação. Acompanhe e se familiarize com grandes mulheres que contribuíram para a área e para a ciência em geral.
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Sabia que o Primeiro Algoritmo da História Foi Criado por uma Mulher?
A computação sempre foi uma área predominantemente masculina, apesar disso o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina foi feito por uma mulher.
Ada Lovelace, a primeira programadora da história participou do projeto da máquina analítica (criada para executar e imprimir cálculos matemáticos), traduziu um artigo italiano sobre o motor e complementou com um conjunto de observações de sua autoria, além disso, Ada defendia a ideia da capacidade dos computadores realizarem tarefas mais elaboradas que cálculos, e estava certa.
A condensa de Lovelace tinha uma visão à frente de seu tempo, e suas conquistas trouxeram visibilidade aos debates sobre a inclusão da mulher na computação. Suas contribuições foram tão importantes que uma linguagem de programação recebeu o nome “Ada”, além disso, toda segunda terça feira de outubro comemora-se o “Ada Lovelace Day” que celebra o legado que Ada deixou.
Quer saber mais sobre Ada Lovelace? Acesse o site.
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Uma Freira na Computação? Sim, e das Boas!
Não é muito comum ligarmos religião à computação, mas para a surpresa de muitos a pioneira nos estudos da computação era uma freira. Irmã Mary Kenneth Keller, norte americana, foi a primeira mulher da história a ter um título de doutorado em Ciência da computação.
Keller trabalhou em oficinas de informática, contribuiu para o desenvolvimento da linguagem BASIC, linguagem essa que deixou o uso do computador mais acessível à população, além disso, escreveu quatro livros sobre computação que são referências até hoje.
A sua grande causa foi a inclusão das mulheres na computação, que mostra a imprescindível contribuição que a mulher pode oferecer.
Quer saber mais sobre a irmã Keller? Acesse o site.
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Erroneamente Dita como Primeira Mulher a Obter um PhD em Ciência da Computação
Jean Sammet também foi uma das precursoras da computação, nascida em Nova York ela teve duas formações distintas em matemática, mas apesar de acreditarem que ela fosse a primeira mulher a obter um PhD em ciências da computação descobriu-se que a Irmã Keller havia se formado três anos antes dela, mas isso não ofuscou o sucesso de sua trajetória.
Sammet foi a criadora do FORMAC, umas primeiras linguagens computadorizadas existentes, teve grande influência na criação do COBOL e participou de diversas entidades voltadas à inclusão das mulheres na indústria da tecnologia.
Foi uma grande influenciadora para o uso de projetos científicos e educacionais, tanto que atuou como presidente na ACM (Associação para Maquinaria de Computação, na tradução do inglês), e é uma inspiração a luta pela inclusão da mulher na tecnologia até hoje.
Quer saber mais sobre Jean Sammet? Acesse o site.
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O Termo Bug Surgiu Por Causa de um Inseto?
Grace Hopper foi uma das pioneiras na computação, ela foi a primeira mulher a ser formar na universidade de Yale, com um PhD em matemática, mas não atuou só na computação, foi também almirante da marinha dos EUA. Também era conhecida como “Vovó COBOL”. Grace foi uma das criadoras da linguagem COBOL, também criou linguagens para o UNIVAC (o primeiro computador comercial fabricado nos Estados Unidos), mas a sua história mais famosa é sobre a população do termo “bug”, apesar da história nunca ter sido confirmada, ela teria resolvido um problema de processamento de dados removendo um ninho de mariposa de dentro do computador, fazendo então um “debugging”. Grace Hopper com seus inúmeros feitos elevou a mulher a um novo patamar, e é exemplo para todas as mulheres, ela literalmente transformou a computação com seu trabalho e é tida até hoje como um ícone da computação.
Quer saber mais sobre Grace Hopper? Acesse o site.
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Mulheres na Computação: Camila Achutti
Olá meninas, neste post da série "História das mulheres na computação" apresentaremos incríveis mulheres que vem fazendo muito sucesso na atualidade!
Hoje falaremos sobre a criadora do blog Mulheres na Computação, Camila Achutti.
Camila conta em várias entrevistas disponíveis na internet sobre o díficil processo de sua formação em Ciência da Computação na USP, isso acabou por inspirar a criação do blog que Achutti alimenta até hoje.
Atualmente Camila é CEO da plataforma de educação em tecnologia Mastertech.
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Mulheres na Computação: Marissa Mayer
Olá meninas, neste post da série "História das mulheres na computação" apresentaremos incríveis mulheres que vem fazendo muito sucesso na atualidade!
Hoje falaremos sobre a ex-CEO do Yahoo e ex-funcionária do Google, Marissa Mayer.
Mayer é formada, com muitas honras, em Ciência da Computação pela universidade de Stanford, incluindo títulos de mestre e doutora. Em 1999 Marissa assumiu o posto de funcionária número 20 do Google, que deixou em 2012 para assumir o cargo de CEO do Yahoo, que também deixou em 2017.
Atualmente Marissa se dedica a startup voltada para tecnnologia Lumi Labs, que criou depois de deixar o Yahoo.
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Mulheres na Computação: Virginia Rometty
Hoje falaremos sobre a ex-CEO da IBM, Virginia Rometty.
Ginni, como é conhecida, é formada pela Northwestern University em Ciência da Computação e possui especialização em engenharia elétrica. Entrou para a equipe que compõe a IBM em 1981 e ocupou vários cargos de liderança, em 2012 assumiu o cargo de CEO e durante seu mandato a empresa desenvolveu recursos em nuvem híbrida, segurança, computação quântica, conhecimento no setor de dados e IA.
No dia 6 de abril deste ano, Ginni deixou o cargo de CEO e ainda não se manifestou sobre suas futuras ações.
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Mulheres na Computação: Paula Bellizia
Hoje falaremos sobre a atual presidente da Microsoft Brasil, •Paula Bellizia.
Paula é graduada em Ciência da Computação pela UNESP e passou por empresas como Facebook, foi presidente da Apple Brasil e então juntou-se a Microsoft. Bellizia conta com várias entrevistas disponíveis na internet contando sobre sua carreira no ramo da tecnologia e as dificuldades que encontrou nesse caminho.
Atualmente Bellizia ainda ocupa o cargo de presidente da Microsoft Brasil.
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Você sabe o que é Educação em Computação ?
Devido à popularização dos aparelhos tecnológicos (ex. celulares, tablets, computadores entre outros), cada vez mais eles fazem parte do nosso dia-a-dia, nos ajudam a automatizar tarefas, facilitando nossa vida e poupando tempo. A tecnologia já é realidade para uma boa parte das pessoas! Com isso, é uma tendência global que as escolas insiram a Computação em seus currículos pois esta é uma disciplina cada vez mais importante nos cursos de graduação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), os conhecimentos na área de Computação podem ser estruturados em 3 eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital.
O Pensamento Computacional (PC) é a capacidade de descrever, explicar e modelar processos. Atividades simples do cotidiano como fazer um bolo, tomar banho ou ir para escola são processos nos quais podemos descrever e explicar usando a linguagem escrita, por exemplo. Pense em atividades que você faz e que podem ser definidas como processos.
No Mundo Digital (MD) é necessário entender que a informação em um meio digital precisa ser codificada e organizada para ser armazenada, recuperada e/ou transmitida entre os dispositivos eletrônicos. Você já parou para pensar como uma mensagem sai de um celular e chega em outro de maneira quase instantânea ?
A Cultura Digital (CD) possui seus hábitos e costumes os quais impactam diretamente a sociedade em que vivemos. A interação com as ferramentas do Mundo Digital faz com que a comunicação em sociedade seja muito dinâmica e a informação trafegue pelos meios digitais quase instantaneamente. Sendo assim, precisamos conhecer o impacto da revolução digital na humanidade, analisar de forma crítica as questões éticas, além de utilizar as ferramentas digitais de maneira consciente e eficiente. Que tal pensar de maneira crítica sobre as fake news ?
Queremos saber... o que mais lhe interessa na Computação: Pensamento Computacional, Mundo Digital ou Cultura Digital ?
Fonte: Sociedade Brasileira de Computação (Diretrizes para Ensino de Computação na Educação Básica - link)
Olaaaá Meninas, Vamos Ficar por Dentro da Computação Desplugada?
ENTÃO VEM COM A GENTE SABER MAIS 👇
A computação desplugada (do inglês, Science Unplugged) apresenta-se como um método eficaz para o ensino de diversos conceitos da computação sem o uso do computador e de forma lúdica e descontraída. Podendo ser empregada em uma sala de aula normal, as atividades da computação desplugada estão sendo utilizadas por educadores e não especialistas em computação em diversos países do mundo, tanto dentro quanto fora dos ambientes escolares. No caso das escolas públicas brasileiras, o método se torna especialmente atraente, pois democratiza acesso a um importante conteúdo da ciência”
EXEMPLO DE ATIVIDADE DESPLUGADA
Caça tesouro por meio de pistas para desvendar a programação, incluindo movimentos, noções espaciais e conceitos matemáticos.
Como por exemplo: “Pista 1 – Você entrou no jogo da programação, mova dez passos para frente, vire à esquerda e mova três passos para frente, então levemente vire à direita e entre no espaço à sua frente, procure nessa sala a sua nova dica e boa sorte!”. Através da ludicidade, da experimentação e do envolvimento, os alunos realizaram atividades de programação, exercitando conhecimentos prévios na prática, colaborando com os colegas, resolvendo soluções de problemas.
REFERÊNCIAS:
https://sol.sbc.org.br/index.php/erbase/article/download/9019/8920/
Programação para Inicantes
Ao pesquisar sobre programação logo nos deparamos com muitas linhas complexas de código, mas não é bem assim, você pode aprender um pouco sobre programação de uma maneira fácil e divertida. Então, se você tem interesse em programação e não sabe por onde começar, nós do Meninas Pai D’Éguas separamos algumas plataformas para ajudar você a explorar o universo da programação mesmo sem ter conhecimento específico na área. Divirta-se.
1. SpriteBox
SpriteBox é um novo jogo de lógica dos criadores do Lightbot que combina a diversão de jogos de plataformas (como Minecraft e Super Mario Bros) com aprender o básico da codificação. Aborda algoritmos básicos, sequenciamento de instruções, instruções com parâmetros, loops simples a complexos e depuração. Esse aplicativo está disponível para IOS e Android. Acesse: https://spritebox.com/
2. Scratch
O Scratch ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais à vida no século XXI. Uma das grandes vantagens é o uso de uma interface visual bastante atrativa e que se apoia no conceito de programação em blocos. É disponibilizado gratuitamente. Acesse: https://scratch.mit.edu/
3. Hour of Code
A Hora do Código foi projetada para desmistificar o "código", para mostrar que qualquer um pode aprender o básico e ampliar a participação no campo da ciência da computação. Essa plataforma disponibiliza diversas atividades para todas as idades. Acesse: https://csedweek.org/learn
4. Blockly Games
Blockly Games é uma série de jogos educativos que ensinam programação. Ele foi desenvolvido para pessoas que não tiveram experiência anterior com programação. No final desses jogos, os jogadores estão prontos para usar linguagens de programação convencionais baseados em texto. Acesse: https://blockly.games/
5. Grasshopper
O Grasshopper é a melhor maneira de aprender a codificar para iniciantes. Com lições rápidas e divertidas no seu celular ou desktop (computador), ensina aos adultos fundamentos da linguagem de programação JavaScript e como criar animações com código. No momento, está disponível gratuitamente no computador e aplicativos para Android e iOS. Grasshopper é um código do programa Google. Acesse: https://grasshopper.app/
6. Codeasy
Codeasy é um tutorial de linguagem de programação C # para pessoas que não sabem nada sobre programação. Tudo que você precisa é estar disposto a aprender C # desde o início. O curso também será útil para quem já tem um pouco de experiência em programação. Acesse: https://codeasy.net/
7. CodeCombat
Com o CodeCombat você aprende sobre programação e o trabalho da plataforma é assegurar que você está fazendo isso com um sorriso no rosto. É como conversar ao invés de ler um manual. Acesse: https://br.codecombat.com/home
8. Construct 3
O Construct 3 possui um poderoso sistema baseado em eventos que permite ensinar e aprender os princípios de programação de uma maneira acessível e fácil de entender. Não é necessário fazer download - O Construct 3 é executado em computadores, tablets e até celulares. Acesse: https://www.construct.net
Realidade Aumentada, o que É?
A realidade aumentada (ou AR, de Augmented Reality) é a tecnologia que permite a integração do mundo real com o mundo virtual, possibilitando maior interação e mostrando uma nova forma de se executar tarefas. A Realidade Aumentada contribui para que informações importantes que são inseridas no mundo real sejam mostradas como se realmente fizessem parte deste ambiente.
Como funciona a realidade aumentada?
Funciona através de um software, capaz de interpretar sinais transmitidos por meio de uma câmera ou dispositivo que manda imagens em tempo real, possibilitando a interpretação e criação do objeto virtual. É possível utilizá-la para geração desde formas geométricas até objetos mais complexos, não sendo restrita a uma única forma de utilização.
Na Educação a RA traz diversas ferramentas que podem ser usadas para aproximar o aluno dos estudos, mostrando com isso que o modelo tradicional aula-lousa-livro não prende mais a atenção e que os novos alunos buscam conhecimento de forma atrativa e imersiva através da tecnologia.
A Realidade Aumentada na Educação através de seu campo prático e interativo aproxima os alunos, ajudando-os a fortalecer o conhecimento de maneira simples e divertida e ainda proporciona vários benefícios como:
Memorização
Engajamento
Prática
Participação
E aí gostou dessa matéria?
Se gostou, e gostaria de obter mais informações sobre o assunto, visite os links abaixo ou nos faça perguntas e, podemos assim interagir de forma que possamos trocar conhecimento.
https://www.brasilagro.com.br/conteudo/as-aplicacoes-de-realidade-aumentada-na-industria-40.html
http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/
https://minhabiblioteca.com.br/tecnologia-na-educacao-realidade-aumentada/
Agosto Lilás
A violência contra mulher é um problema mundial e de saúde pública, não distingue classe social, formação cultural, profissional, religiosa ou educacional. E pode deixar sequelas para o resto da vida da mulher vitima deste tipo de violência. Esta violência na maioria das vezes acontece dentro do ambiente doméstico, familiar ou profissional. O agressor muitas vezes convive com a mulher, muitas delas dividem o espaço com seu agressor e vivem anos em clima de tensão e medo. Este problema se acentua ainda mais nas comunidades e periferias.Segundo a lei Maria da Penha, estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Em abril de 2020, devido ao confinamento do Covid-19, as denúncias de violência contra a mulher aumentaram em 40%, segundo dados do Ministério da mulher, família e direitos humanos, se comparado com o mesmo período de 2019.uma forma de mudar esta realidade consiste num conjunto de ações coletivas que busquem a construção de uma sociedade mais igualitária e que respeite as diferenças. Isto pode ser feito pela promoção de ações que busquem a igualdade de gênero e qualificação profissional da mulher; desenvolvimento trabalhos educativos com crianças e adolescentes sobre sexualidade e gênero; conscientização dos homens sobre a questão da masculinidade e da igualdade de gêneros, criação de espaços de acolhimento psicológico e de convívio que estimulem o debate e a troca de experiências entre as mulheres.
No Brasil o mês de agosto, conhecido como Lilás, é dedicado a sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha. Além disso, desde 2005, o Brasil conta com o numero 180 tem que por objetivo receber denúncias de violência contra mulher. O número funciona em todo o brasil e é gratuito.
Outra forma de denunciar a violência doméstica é a campanha sinal vermelho, que permite as mulheres em situação de violência pedirem por ajuda nas farmácias do país. Funciona assim: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência.
O Mito da Mulher Polvo
Hoje as mulheres ganharam o mundo, mas junto a esta liberdade conquistada vieram também muitas cobranças, nos cobramos cada vez mais e, o resultado disso é que assumimos muitas tarefas. Somos mães, donas de casa, esposas, namoradas, empreendedoras, estudantes … ufa! muita coisa né? e ainda temos que cuidar de sexualidade, saúde e beleza, tudo isso com perfeição.
Para deixar de ser o “sexo frágil”, a mulher sempre teve atrelada a si a idéia de que ela é a cuidadora do lar e da família. E que, por conta desta falsa idéia, somos capazes de ser multitarefas , ou seja, "sou mulher e consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo”, como se tivesse vários braços “tentáculos”, iguais a de um polvo.
Ao aceitarmos estes rótulos, nos sujeitamos a fazer muito mais do que podemos. Criamos expectativas, nos pressionamos e nos permitimos ser pressionadas de todos os lados. O resultado disso acaba em estresse, ansiedade e sentimento de culpa quando não conseguimos fazer tudo como planejado, ou quando descobrimos que não conseguimos fazer tudo com perfeição.
Então, respire fundo! aprenda a dizer não, faça o que te faz bem, respeite o seu limite, cuide-se. Aprenda que não nascemos com o “dom” de realizar inúmeras tarefas. Nosso cérebro, tanto de homens quanto de mulheres, não foi projeto para realizar várias coisas ao mesmo tempo, ele é bom em alternar entre atividades rapidamente, o que nos dá a ilusão de multitarefa.
Também não temos vários braços como o polvo, o que aliás é um mito, pois nem o polvo utiliza todos os braços para várias tarefas. Na verdade, ele tem oito tentáculos. Dois são usados para se locomover, e os outros seis “como braços”. Mas engana-se quem pensa que esta quantidade de braços dá ao polvo super poderes para realizar várias coisas ao mesmo tempo, estes braços são usados apenas para captura de alimentos e se proteger dos predadores, quando necessário.
Afinal … super mulheres não existem, mulher maravilha existe somente no cinema. Somos mulheres reais e maravilhosas pelo que somos.
Olá Meninas, Vamos Entender mais sobre Robótica?
O que é Robótica?
Podemos entender a Robótica como um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
O que se estuda em robótica?
A robótica é uma área da tecnologia que engloba mecânica, elétrica, eletrônica e programação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automatizadas e controladas por circuitos integrados.
O que é um Robô?
Um robô é uma máquina que faz tarefas sem a ajuda de seres humanos. Embora muitas pessoas achem que os robôs parecem humanos e agem como pessoas, a maioria deles tem aparência bem diversa e só executa funções previamente programadas.
Tipos de Robótica
Robótica Educacional
Na área educacional, é um método de ensino que incentiva o aluno a construir os próprios conhecimentos por meio da realização de uma ação. Nela, são mesclados materiais não estruturados, como sucatas, ou são usados kits de montagem. O objetivo desta, não é que o aluno saiba apenas repetir, mas que o aluno aprenda por si próprio.
Robótica Industrial
O uso de robôs para desempenhar tarefas no chão de fábrica é chamado de robótica industrial, que representa uma importante carreira em tecnologia. É dessa forma que as empresas vêm conseguindo aplicar a automação estrategicamente. Como um reflexo da evolução tecnológica, a indústria consegue otimizar processos, reduzir desperdícios e riscos de falha, além de estruturar o funcionamento ininterrupto com muito mais facilidade.
As Três Leis da Robótica
o 1ª Lei: um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
o 2ª Lei: os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei;
o 3ª Lei: um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
Exemplos Práticos do Uso da Robótica
o O uso de robôs para realizar atividades domésticas, como é o caso dos aspiradores de pó e cortadores de grama robóticos;
o A utilização de robôs nas indústrias é uma realidade em todo o mundo. Eles podem ser usados no transporte automatizado e veículos para transporte de carga;
o Na área da saúde, os robôs estão presentes em diversas formas, entre elas o apoio a idosos e deficientes, com próteses e cadeiras de rodas automatizadas; dentre outro exemplos.
A importância da Robótica na Aprendizagem
O ensino de robótica é importante na aprendizagem, uma vez que ela é uma ciência multidisciplinar que desperta várias habilidades cognitivas e pode refletir em quase todas as disciplinas escolares e, até mesmo, na autoestima dos estudantes.
Referências
https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/orcv/materialdeestudo_introducaoarobotica.pdf
https://www.modelix.com.br/o-que-e-robotica-educacional
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B3tica_educacional
https://www.microlins.com.br/cursos/informatica-e-tecnologia/robotica-educacional