Subprojetos

AnneBot & Pensamento Computacional

O projeto tem por objetivo atuar em uma formação introdutória sobre o Pensamento Computacional, através de atividades plugadas e desplugadas. Visa também estimular o interesse dos professores e alunos pela Educação em Computação, por meio das atividades interdisciplinares do projeto, oficinas e minicursos, para que estes possam ser agentes multiplicadores na comunidade escolar. Além disso, apresentar um chatbot intitulado AnneBot (assistente virtual) com técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para auxiliar no processo de ensino aprendizagem do Pensamento Computacional.

Para saber mais, acesse o site do subprojeto.

Projeto de ensino de ciências com o uso da realidade aumentada!

O projeto de ensino de ciências com o uso da realidade aumentada é um dos diversos projetos de extensão de um projeto maior chamado Meninas Pai D'éguas. Esse projeto atua nas cidades de Belém e castanhal, no estado no Pará, em escolas públicas. Saiba mais clicando no link abaixo.

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Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia para a Regulação Emocional de Alunos da Educação Básica

O projeto intitulado "Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia para a Regulação Emocional de Alunos da Educação Básica", tem como objetivo gerir a inclusão do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental II em escolas públicas, como estratégia de análise da regulação emocional, avaliando se a inclusão do pensamento computacional é satisfatória para a inteligência emocional dos alunos.

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PCGirls - Uso de práticas do pensamento computacional para auxílio no processo de aprendizagem a meninas do ensino médio

A proposta objetiva incentivar meninas do ensino médio ao ingresso em áreas de ciências exatas e naturais, através de práticas do pensamento computacional (PC) como auxílio ao processo de aprendizagem. Busca desenvolver ações conforme diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica da SBC, fornecer os conceitos básicos da Computação, permitindo melhor compreensão do mundo, autonomia, flexibilidade, resiliência, pró-atividade e criatividade. A articulação curricular das escolas ao PC se dá com computação desplugada, ensino de tecnologias digitais, robótica e linguagens de programação, acatando a realidade da escola parceira. Aspectos Motivacionais deste projeto são os resultados iniciais Projeto Meninas Paid'éguas, vinculado ao Programa v Meninas Digitais/SBC, das Faculdades de Computação (ICEN e Castanhal).

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Computação para Meninas (CPM)

O Projeto Computação para Meninas é um dos diversos projetos de extensão do projeto maior chamado Meninas Pai D'Éguas. Idealizado em meio ao cenário da pandemia da COVID-19, o projeto CPM tem como objetivo dar continuidade às iniciativas que visam incentivar a participação feminina na Computação em um momento em que os encontros presenciais foram prejudicados. Desse modo, busca-se realizar a divulgação de conteúdos e promover atividades de forma remota para continuar fomentando a inclusão feminina nas áreas de Computação e Ciências Exatas.

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